Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


ONDE COMPRAR MUDAS DE ÁRVORES (19)9.8825-1240

ONDE COMPRAR MUDAS DE ÁRVORES (19)9.8825-1240

 ENTRE EM CONTATO COM A VILA ECOLÓGICA

 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

 


ONDE COMPRAR UMA MUDA DE ÁRVORES QUE ESTÁ EM PROCESSO DE EXTINÇÃO, ALÉM DE OUTRAS MUDAS DE ÁRVORES DE QUALIDADE?


 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

http://www.clubecorporativo.com.br

 

Dê uma árvore de presente e, se você preferir, nós plantamos ela para você. A RESERVA DA BIOSFERA seleciona para você mudas e semente de árvores que estão em processo de extinção. além de outras espécies. 

 

Quais são as 8 espécies de árvores brasileiras ameaçadas de extinção?
04/01/2021, 22:03

 

Por Eduardo Conrado

 

Segundo estudos desenvolvidos em 2017 pela Botanical Gardens Conservation International com base nos dados de 500 jardins botânicos, 14% das mais de 60 mil espécies de árvores catalogadas no mundo são encontrados em nosso país. Porém, a Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, feita pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mostra que 2.113 espécies de árvores presentes no Brasil encontram-se ameaçadas de extinção.

Para o Carlos Augusto Figueiredo, professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, esses dados são alarmantes, uma vez que o desaparecimento de uma árvore é como se o ecossistema perdesse um órgão e a consequência disso é o enfraquecimento de todo o bioma”.

Confira abaixo 8 espécies de árvores ameaçadas no Brasil:

 

Jacarandá da Bahia

O jacarandá-da-baía, conhecido tambpem pelos nomes de caviúna, graúna, jacarandá-cabiúna, jacarandá-preto, jacarandá-una e pau-preto, é uma árvore fabácea natural do Brasil, especialmente dos Estados brasileiros da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Jequitibá-rosa

O Jequitibá-Rosa pode chegar até 50 metros de altura e é nativa da Mata Atlântica. O exemplar de jequitibá-rosa de Santa Rita do Passa Quatro é considerado a árvore mais antiga do Brasil, com idade estimada de 3.000 anos.

 

Pau-brasil

O Pau-Brasil é a árvore que deu nome ao Brasil e começou a ser explorada logo no início da exploração portuguesa, em 1503. O Pau-Brasil pode atingir uma altura entre 10 e 15 metros.O Pau-Brasil era encontrada em grande quantidade na Mata Atlântica e chegou a ser considerada uma árvore extinta. O Pau-Brasil foi redescoberta em 1928, em Pernambuco. A parit de 1978, por meio da Lei nº 6.607, o dia 3 de maio foi instituído como o dia oficial do pau-brasil.

 

Castanheira-do-Brasil

A Castanheira-do-Brasil é uma árvore Nativa da Amazônia que pode atingir uma altura entre 30 e 50 metros e o seu diâmetro pode chegar a 2 metros. A Castanheira-do-Brasil é uma das árvores mais altas da região amazônica e cresce nas margens de grandes rios.

 

Braúna

A Braúna é uma árvore natural da Mata Atlântica. A altura da Braúna  varia entre 20 e 25 metros de altura. A braúna é uma árvore da cor acastanhada e, quanto mais o tempo passa, mais escura a casca da Braúna se torna.

 

Cedro-rosa

A árvore Cedro-Rosa é de grande porte. Ela pode ser encontrada em diferentes biomas brasileiros, entre eles a Amazônia, Caatinga, Cerrado, além da Mata Atlântica, sendo mais abundante entre os Estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O Cedro-Rosa pode alcançar até 30 metros de altura e produz um fruto que, ao abrir para soltar as sementes, assume a forma de uma flor de madeira.

 

Araucária

A Araucária também é chamada de pinheiro-do-paraná, sendo uma árvore símbolo do Estado. A Araucária produz uma semente conhecida como pinhão, uma semente muito usada na culinária brasileira, além de alimentar animais silvestres. A Araucária encontra em perigo de extinção e, o seu desaparecimento irá impactar o ecossistema. Uma delas ocorrerá devido ao fato de o pinhão, fruto da Araucária, alimentar uma grande cadeia de animais. Um exemplo de animais que se alimentam de pinhão são o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo, que atualmente estão ameaçados de extinção. Outro fator é que a Araucária serve como abrigo de muitos animais, em especial as aves - como é o caso do pica-pau. 

Segundo Paulo de Tarso Antas, biólogo, consultor da Fundação Pró-Natureza (FUNATURA) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, "uma alternativa para evitar a extinção da Araucária seria o plantio de Araucárias de forma comercial, o que seria uma maneira sustentável para a produção dos frutos para a alimentação humana e da fauna, reduzindo conflitos”.

 

Mogno

O Mogno é uma árvore natural da Amazônia. Essa árvore que tem uma cor muito especial, que varia do marrom avermelhado ao vermelho. O Mogno  é uma árvore de crescimento rápido, e pode atingir 4 metros em apenas dois anos. O Mogno também conhecido como Aguano, Araputanga e Acapú.

 

 


VOCÊ SABIA QUE DAS 38 ÁRVORES AMEAÇADAS EM EXTINÇÃO NO BRASIL FORAM, EM ANOS RECENTES, COMERCIALIZADAS DENTRO E FORA DO PAÍS?

De acordo com pesquisa, há 38 espécies de árvores em perigo de extinção que são comercializadas de forma legal no Brasil



De acordo com um estudo recente, 38 espécies de árvore listadas oficialmente como ameaçadas de extinção foram comercializadas no Brasil entre os anos de 2012 e 2016, mesmo sendo a sua extração proibida em nosso país. Segundo o mesmo estudo, a madeira dessas árvores que estão entre as ameaçadas em extinção foram negociadas dentro do Brasil e fora dele - sendo enviada para outros paíse.

Das 38 espécies ameaçadas comercializadas, 3 estão sendo classificadas como criticamente em perigo, 18 como em perigo e 17 estão inclusas entre as as árvores que estão vulneráveis à extinção.

O pior de tudo é que, das 38 espécies de árvores ameaçadas de extinção, algumas não estão incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) ou na lista de espécies da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (Cites).

 

Para acabar com essa exploração, os pesquisadores sugerem que seja melhorada a coordenação entre o Ibama, que determina os níveis de ameaça, e o IBGE, que rastreia produtos de madeira, além de recomendarem que a madeira comercializada não seja mais rastreada apenas no nível do gênero, mas também no nível da espécie das árvores. 

 

 

 


CONHEÇA O PARQUE ESTADUAL DE VASSUNUNGA


 

Refúgio dos grandes jequitibás, o Parque Estadual Vassununga é uma área que abriga uma imensa diversidade de fauna e flora, além de nos presentear com imponentes jequitibás-rosas - e uma das árvores mais antigas do Parque Estadual Vassununga tem aproximadamente de 600 anos.


Jequitibá-rosa tem 40 metros 

O Vila Ecológica fala hoje do Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, no Estado de São Paulo (SP). O parque abriga a maior coleção de jequitibás-rosas do Brasil, com cerca de 330 árvores de grande porte. O maior e mais antigo jequitibá tem 40 metros de altura e aproximadamente 600 anos - ou seja, estava aqui antes do Brasil ser encontrado pelos navegantes da época das grandes navegações Portuguesas. Nesse refúgio há também cerca de 250 espécies de aves, o equivalente a um terço do que existe em todo o estado de São Paulo.

 

No Rio Uruguai os Dourados desafias os pescadores - Dourados no rio Uruguai


No Sul do Brasil, as águas do rio Uruguai desafiam os navegantes de plantão. Na pescaria feita em baixas temperaturas, os peixes se tornam manhosos e preguiçosos. E a busca dos pescadores não é por um peixe comum, mas pelo dourado, o peixe considerado como o rei dos rios. Além dos dourados, se for usada a isca certeira, as piaparas também aparecem para somar.

 

 

Aves no quintal de João Cunha - A Natureza no quintal


A Criador de Cavalos João Cunha vive no Sítio Pirirê de Dentro e preserva a natureza no quintal de casa, uma área de 1750 metros quadrados que foi tomada por uma vegetação nativa. Com a vegetação vieram novos moradores, gambás, pequenos roedores, ouriços, tatu, teiús, João-de-Barro, beija-flores, joaninhas, além de uma infinidade de outros insetos frequentam o quintal todos os dias. Encantado com tanta diversidade, João Cunha criou um blog, onde compartilha todo o cenário.

  

 

 

 


ONDE COMPRAR UMA MUDA DE ÁRVORES QUE ESTÁ EM PROCESSO DE EXTINÇÃO, ALÉM DE OUTRAS MUDAS DE ÁRVORES DE QUALIDADE?


 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

http://www.clubecorporativo.com.br