Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Total de visitas: 32642

VIVEIROS EM CAMPINAS (19)98825-1240 Grumixama SP

VIVEIROS EM CAMPINAS (19)98825-1240 Grumixama SP

 


ENTRE EM CONTATO CONOSCO:


 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

http://www.clubecorporativo.com.br 

 

 

Onde comprar mudas de grumixama em Campinas e Região?

 

 

Temos também outras mundas. Conheça abaixo a Tapiraba

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: TAPIRIBA ou TAPIRIRÁ vem do tupi guarani mais a etimologia ou significado ainda não foi descoberto. Também recebe os nomes de Cedroí, Pau de pombo, Peito de Pombo, Fruta de Pombo, Aroeirana e Guapiruba.

 

ORIGEM: Planta comum em terrenos úmidos, brejosos e nas margens inundáveis dos rios, estando presente em quase todos os estados brasileiros. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Tapirira_guianensis

 

CARACTERISTICAS: A arvore na floresta pode atingir 15 metros de altura com diâmetro do tronco superior a 50 cm, mais geralmente cresce até 5 metros de altura em lugares brejosos. A copa é densa e globosa com ramos ascendentes e o tronco é reto com fuste (comprimento da tora) de 3 a 6 m, podendo surgir bifurcações. A casca é espessa escamosa quando jovem, se tornando sulcada no sentido longitudinal a medida que envelhece, com coloração cinzento esverdeada. Tanto a casca como os ramos jovens tem um cheiro característicos quando feridos. As folhas são compostas imparipinadas (com forma de pena, mais que termina com um folíolo), a raque ou eixo central mede de 9 a 22 cm e por ele se distribuem em média 4 pares de folíolos (folha única) com textura cartácea, glabros (sem pelos), com coloração verde mel e brilhante; estes tem forma oblonga (mais longa que larga) e medem 9 a 11 cm de comprimento por 2 a 3,6 cm de largura, a base é obtusa (arredondada) ou cuneada (com forma de cunha e o ápice é apiculado (termina em ponta curta). As flores nascem em panículas (tipo de cacho composto com forma piramidal) terminais, com 10 a 25 cm de comprimento, chegando a ter mais de 200 flores muito pequenas, com 2 a 3 mm de comprimento. Os frutos são drupas (com uma semente), medindo de 0,7 a 1,4 mm de comprimento, com casca fina, avermelhada, passando para o roxo escuro quando totalmente madura. O arilo que envolve a semente é branco, gelatinoso e tem gosto que lembra a manga e o caju.

 

DICAS DE CULTIVO: é de fácil cultivo e muito rústica, podendo ser plantada tanto no sol como na sombra, bem como em solo seco ou brejoso. No Brasil a planta se desenvolve desde o nível do mar até 2.000 mil metros de altitude, ocorrendo em solos de cultura, brejosos, arenosos, pedregosos e secos. Quanto ao clima a planta adulta suporta temperaturas mínimas de até – 6 graus e máximas de até 42 graus e pode ser cultivada onde a temperatura media anual fique entre 10 a 30 graus. As plantas jovens têm os brotos terminais queimados com as geadas, mais rebrota com facilidade. Com respeito às chuvas pode ser cultivada onde caem de 800 a 2.700 mm anuais.

 

MUDAS: As sementes são amarelas esbranquiçadas, pequenas, oblongas (mais longa que larga), medindo 7 a 10 mm de comprimento. São recalcitrantes (perdem o poder germinativo rapidamente), por isso, devem ser plantadas no máximo 30 dias depois da colheita. O plantio é feito colocando 2 sementes diretamente em embalagens individuais contendo substrato organo-arenoso, desse modo a germinação inicia com 30 a 40 dias e as mudas atingem 30 a 40 cm em 6 a 7 meses após a germinação. O desenvolvimento das mudas no campo é rápido, iniciando a frutificação com 3 a 4 anos após o plantio.

 

PLANTANDO: Para plantio de pomar caseiro e para consumo próprio, recomendo plantar 2 pés no espaçamento de 6 x 6 m entre plantas. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e nos 30 cm iniciais de terra, se faz a mistura com 5 a 6 pás de matéria orgânica + 500 g de calcário e 500 g de cinzas, misturando tudo muito bem, voltando-a no buraco para curtir por pelo menos 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio é de setembro a dezembro. Depois irrigar nos primeiros 3 meses com 5 a 10 litros de água a cada 15 dias se não chover.

 

CULTIVANDO: Planta resistente a pragas e doenças, sendo necessário fazer apenas poda de formação, eliminando os galhos voltados para baixo e os cruzados para o interior da copa. A adubação é feita no inicio da primavera, por polvilhar 3 a 4 pás de matéria orgânica e 30 a 60 gramas adubo químico (N-P-K 10-10-10) debaixo das copas das arvores – pois o sistema radicular é superficial.

 

USOS: Frutifica de fevereiro a abril. Os frutos são pequenos, mais de sabor agradável podendo ser consumido in natura. A arvore é ornamental podendo ser plantada em grandes parques e estacionamentos. As flores são melíferas chegando a respingar néctar de tanto que produz. A arvore é pioneira, tem crescimento rápido, produz frutos consumidos por diversas espécies de aves e primatas e por isso deve ser usada em projetos de reflorestamentos.

 


ENTRE EM CONTATO CONOSCO:


 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

http://www.clubecorporativo.com.br